segunda-feira, 25 de julho de 2011

Teatro Marcello Ricardo Almeida para o ensino fundamental

teatro na escola de Marcello Ricardo Almeida na feira de livro escolar


Gênero na aprendizagem escolar

De acordo com Marcello Ricardo Almeida, todos deveriam atentar ao perigo iminente na escola dos diagnósticos, previsões e profecias: “Esse aluno é TDA/H/ADD, aquela aluna Ritalina!” BULLYING Qual a culpa do establishment educativo, da organização educacional? Cérebros diferentes são iguais as aprendizagens em escolas diferentes? O que os cromossomas sexuais têm a ver com isto? Eis o X ou o Y da questão. Por que nas meninas, a parte cerebral que comanda linguagem e habilidade amadurece antes dos meninos? A compensação ou não é a de que o campo cerebral (nos meninos) que comanda visão e memória espacial amadurece antes das meninas. De um lado, a adrenalina; do outro, a acetilcolina. Se para os meninos é importante o movimento, para meninas cores e texturas. Há dois mundos distintos. No artigo de Serrano[1], comentando as pesquisas do médico e psicólogo norte-americano Sax, autor do livro “Por questões de gênero. O que pais e professores precisam saber sobre a Ciência Emergente das diferenças de sexo[2]”, crianças são medicadas com problemas patológicos por “ignorância em relação às diferenças de gênero” (sic). Que lição se extrai das velho-novas pesquisas científicas?

A instabilidade familiar, a clareza às crianças sobre as diferenças, as diluições de conceitos, a hibridez do ser ou não ser nos espaços sociais, a distância das responsabilidades e acompanhamentos com vínculos parentais, pois, no artigo de Serrano, “há poucos adultos perto de meninos e meninas, do mesmo sexo, que sejam uma referência para eles”. Ausência de planejamento? Exigências dos tempos modernos? Lei de quem se obriga a sobreviver na selva de pedras? O que se dizer dos ambientes hipersexualizados ao qual se refere Sax? Aonde vai gênero na aprendizagem escolar e a pesquisa do Dr. Sax? Ensina a pensar? Com a palavra: pais e professores.


[1] SERRANO, Rafael. Questão de gênero na aprendizagem escolar. Por que os meninos e as meninas não aprendem do mesmo jeito?
[2] SAX, Leonard. Why Gender Matters: what parents and teachers need to know about the Emerging Science of Sex Differences. Doubleday: New York, 2005. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário