No livro "Teatro na Escola: bullying e ética no método Teatro-Feijão-Com-Arroz", do dramaturgo Marcello Ricardo Almeida, publicado no Rio de Janeiro pela Editora Multifoco, a indisciplina escolar é mostrada na dramaturgia como exercício da convivência com o outro, da alteridade, do entendimento, da tolerância. Perrenoud escreve que "a violência não são só golpes, ferimentos e depredações. É a agressão à liberdade de expressão, de movimento, de comportamento (...) A escola não é só o lugar onde explode a violência de uma parte dos jovens; ela participa de sua gênese, exercendo sobre eles uma formidável pressão" (2000, pp145-6: "10 Novas Competências para Ensinar", Ed. Artmed). Esta violência a que se refere Perrenoud foi levada às peças teatrais de Marcello Ricardo Almeida como exercício democrático na escola e na sala de aula, exercício para o diálogo e à liberdade, as peças teatrais no livro "Teatro na Escola: bullying e ética" como proposta, dentro da dramaturgia, ou do teatro feito entre os muros da escola, que não cabe apenas à escola investigar e educar o aluno indisciplinado; cabe, portanto, ao próprio indisciplinado descobrir as causas de sua indisciplina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário